Recital Online

Participe do Recital Online deixando sua opinião sobre o Cânone de Pachelbel e contribuindo para a elaboração de uma crônica sobre essa obra. Três versões distintas estão disponíveis abaixo.

O Cânone é uma obra imitativa. Cada voz ou instrumento segue os passos da primeira idéia musical apresentada. Isso dá origem a uma textura polifônica (com melodias independentes). Mas Pachelbel optou por um baixo ostinato, que aparece antes de tudo e se mantém sustentando a textura.

pachelbel

O Canon é uma obra imitativa. Cada voz ou instrumento segue os passos da primeira idéia musical apresentada. Isso dá origem a uma textura polifônica (com melodias independentes). Mas Pachelbel fez mais do que isso. Optou por um baixo ostinato: são oito notas que se repetem na voz mais grave até o final da obra. Sobre esse baixo, três outras vozes (violinos) constroem a imitação.

Pachelbel (1653-1706) é um compositor alemão do período barroco nascido em Nuremberg e muito atuante ao longo de sua vida.


Pachelbel Canon original instruments

Pachelbel canon Korean hip hop

Pachelbel rant paganini

10 Responses to “Recital Online”

  1. não conhecia Pachelbel, tenho que me aprofundar mais na sua vida,história e música pra opinar.

  2. Gostei mais do rpeimeirop video
    o seu post é bem leagl bem orinal

  3. Olá! Puxa muito legal a iniciativa do seu blog de um recital online! Gosto muito de Canon, mas não conheço outras obras de Pachebel, apenas esta que é bem conhecida. Gostaria de seguir o seu blog, mas não encontrei o link…
    Se quiser visite o meu blog, o último post é de Pavarotti interpretando Celeste Aida.
    Um abraço!

  4. Antes de apreciar o concerto digital pensei não conhecer o Cânone de Pachelbel. Ledo engano. Já ouvi bastante essa melodia, principalmente em filmes.

    Analisando por uma ótica baseada no campo das emoções, o primeiro vídeo entorpece-me a alma devido à melodia com notas longas e com uma certa doçura característica dos instrumentos de cordas e da própria melodia aliado ao mantra do violoncelo.

    Em compensação observando o segundo vídeo por uma perspectiva composicional contemporâneo onde a procura por novas soluções sonoras é um grande atrativo ao compositor, seja através de uma instrumentação não convencional, ruídos ou como visto no vídeo o uso de pick-ups (muito bem executados pelo Dj por sinal) e Beat Box, a versão Korean hip-hop me traz um novo e atraente sabor à releitura da obra.

    No terceiro vídeo apesar do teor cômico, já observa-se um teor bem contemporâneo através do uso de glissandos, da fusão com outros gêneros musicais como o tango e da própria citação de outra obras.

    Gostei das 3 versões mas, se for para escolher uma, o romantismo ainda impera em mim, escolheria o primeiro.

    Abraços.

  5. Adorei as 3 versões, porém a minha preferida é desse koreanozinho aqui

    o que me encanta é a capacidade das pessoas mastigarem e digerirem a cultura e esse menino é impressionante pra mim.

    Grande abraço, adoro seu blog, sempre leio 😉

  6. A música é linda e os vídeos mostram formas diferentes de produção do som. Adoro apresentações visuais de música porque tenho a nítida percepção de que o corpo também toca com o instrumento. As moças tocando violino são muito expressivas e, sem elas, a impressão seria outra. No segundo vídeo há dança e os corpos não produzem o som, mas bailam com ele. É interessante, também, porque mostra uma das diversas possibilidades da composição. No terceiro vídeo vemos a brincadeira e a desfragmentação, a mudança de ritmo que o Canon suporta e o quanto altera as emoções e pode ser alterado por elas. Gostei das três experimentações e verei a primeira outras vezes, tocante pela preocupação em acertar a forma original da obra.

  7. Caro Paulo:

    Há um vídeo bem interessante com o Cânone Pachelbel. Escrevi sobre ele em [http://luciano.caroso.com.br/2007/04/13/de-pachelbel-a-avril-lavigne/]. O vídeo segue abaixo:

  8. Oi Paulinho,

    Tem essa versão também bem rock n roll

    Abraços
    Marcelo Paiva

Trackbacks

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: